CRIATURAS ESPIRITUAIS - COMO NOS AFETAM,SEGUNDO A BÍBLIA

Imagem relacionada

Criaturas espirituais — como nos afetam,segundo a Bíblia?

  • Será que os anjos ajudam as pessoas?
  • Como os espíritos maus têm influenciado os humanos?
  • Precisamos ter medo dos espíritos maus?

1. Por que devemos desejar aprender a respeito dos anjos?
CONHECER uma pessoa normalmente inclui aprender algo sobre a família dessa pessoa. Do mesmo modo, conhecer a Jeová Deus inclui conhecer também sua família angélica. A Bíblia chama os anjos de “filhos de Deus”. (Jó 38:7) Assim, que lugar os anjos ocupam no propósito de Deus? Desempenham algum papel na história humana? Será que afetam a sua vida? Em caso afirmativo, como?
2. Qual é a origem dos anjos, e quantos deles existem?
A Bíblia menciona anjos centenas de vezes. Vejamos algumas dessas referências, para aprendermos mais a respeito deles. Qual é a origem dos anjos? Colossenses 1:16 diz: “Por meio dele [Jesus Cristo] foram criadas todas as outras coisas nos céus e na terra.” Assim, todas as criaturas espirituais chamadas anjos foram criadas individualmente por Jeová Deus por meio de seu Filho primogênito. Quantos anjos existem? A Bíblia indica que foram criados centenas de milhões de anjos, e todos são poderosos. — Salmo 103:20. *
3. O que Jó 38:4-7 diz a respeito dos anjos?
 A Palavra de Deus, a Bíblia, diz que, quando a Terra foi criada, “todos os filhos de Deus davam gritos de louvor”. (Jó 38:4-7) Portanto, os anjos já existiam muito antes da criação dos humanos, até mesmo antes da criação da Terra. Esse texto bíblico mostra também que os anjos têm sentimentos, pois diz que ‘juntos gritavam de alegria’. Note que “todos os filhos de Deus” se alegraram juntos. Naquele tempo, todos os anjos pertenciam a uma família unida que servia a Jeová.

APOIO E PROTEÇÃO DE ANJOS

4. De que modo a Bíblia mostra que os anjos fiéis se interessam pelas atividades humanas?
Desde que foram testemunhas da criação dos primeiros humanos, as fiéis criaturas espirituais têm demonstrado profundo interesse no crescimento da família humana e no desenrolar do propósito de Deus. (Provérbios 8:30, 31; 1 Pedro 1:11, 12) Com o passar do tempo, porém, os anjos observaram que a maior parte da família humana havia deixado de servir ao amoroso Criador. Isso sem dúvida entristeceu os anjos fiéis. Por outro lado, cada ser humano que retorna para Jeová é motivo de “alegria entre os anjos”. (Lucas 15:10) Visto que eles têm tal interesse profundo no bem-estar dos que servem a Deus, não é de admirar que ele repetidas vezes os tenha usado para fortalecer e proteger seus servos fiéis na Terra. (Leia Hebreus 1:7, 14.) Veja alguns exemplos.
Um anjo protegendo Daniel na cova dos leões
“Meu Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões.” — Daniel 6:22
5. Que exemplos de apoio angélico encontramos na Bíblia?
Dois anjos ajudaram Ló e suas filhas a sobreviver à destruição das perversas cidades de Sodoma e Gomorra, conduzindo-os para fora daquela área. (Gênesis 19:15, 16) Séculos mais tarde, o profeta Daniel foi lançado numa cova de leões, mas ele não sofreu nenhum dano e disse: “Meu Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões.” (Daniel  6:22) No primeiro século EC, um anjo libertou o apóstolo Pedro da prisão. (Atos 12:6-11) Além disso, anjos apoiaram Jesus no início de seu ministério terrestre. (Marcos 1:13) E, pouco antes da morte de Jesus, um anjo apareceu-lhe e “o fortaleceu”. (Lucas 22:43) Isso deve ter dado muito revigoramento a Jesus naqueles momentos tão importantes de sua vida.
6. (a) De que modo os anjos protegem o povo de Deus hoje em dia? (b) Que perguntas consideraremos agora?
Hoje em dia, os anjos não aparecem mais de modo visível para o povo de Deus na Terra. Embora sejam invisíveis aos olhos humanos, os poderosos anjos de Deus ainda protegem seu povo, em especial contra qualquer coisa espiritualmente prejudicial. A Bíblia diz: “O anjo de Jeová acampa ao redor dos que O temem, e ele os socorre.” (Salmo 34:7) Por que essas palavras devem ser de grande consolo para nós? Porque existem perigosas criaturas espirituais perversas que desejam nos destruir! Quem são elas? De onde se originaram? Como é que tentam nos prejudicar? Para descobrir isso, vejamos brevemente algo que ocorreu no início da história humana.

CRIATURAS ESPIRITUAIS INIMIGAS

7. Até que ponto Satanás conseguiu desviar pessoas de Deus?
Como vimos no Capítulo 3 deste livro, um dos anjos desenvolveu o desejo de governar outros e, assim, rebelou-se contra Deus. Mais tarde, esse anjo ficou conhecido como Satanás, o Diabo. (Apocalipse 12:9) Depois que enganou Eva, nos 16 séculos seguintes Satanás conseguiu afastar de Deus quase todos os humanos, com exceção de alguns fiéis, como Abel, Enoque e Noé. — Hebreus 11:4, 5, 7.
8. (a) Como alguns anjos se tornaram demônios? (b) Para sobreviver ao Dilúvio dos dias de Noé, o que os demônios tiveram de fazer?
Nos dias de Noé, outros anjos se rebelaram contra  Jeová. Eles abandonaram seu lugar na família celestial de Deus, vieram à Terra e assumiram corpos carnais. Por quê? Lemos em Gênesis 6:2: “Os filhos do verdadeiro Deus perceberam que as filhas dos homens eram bonitas. E eles tomaram como esposas todas as que escolheram.” Mas Jeová não permitiu que as ações desses anjos e a resultante corrupção da humanidade continuassem. Ele causou um dilúvio global sobre a Terra, aniquilou todas as pessoas más e preservou apenas seus servos fiéis. (Gênesis 7:17, 23) Assim, os anjos rebeldes, ou demônios, foram obrigados a abandonar seus corpos carnais e voltar para o céu como  criaturas espirituais. Eles tinham tomado o lado do Diabo, que desse modo se tornou “governante dos demônios”. — Mateus 9:34.
9. (a) O que aconteceu com os demônios quando voltaram para o céu? (b) O que consideraremos a respeito dos demônios?
Quando voltaram para o céu, os anjos desobedientes foram tratados como excluídos, como o governante deles, Satanás. (2 Pedro 2:4) Embora estejam agora impossibilitados de assumir corpos humanos, eles ainda exercem uma péssima influência sobre os humanos. De fato, com a ajuda desses demônios, Satanás “está enganando toda a terra habitada”. (Apocalipse 12:9; 1 João 5:19) Como? Os demônios usam, em especial, métodos que visam enganar as pessoas. (Leia 2 Coríntios 2:11.) Vejamos alguns desses métodos.

COMO OS DEMÔNIOS ENGANAM

10. O que é ocultismo?
10 Para enganar as pessoas, os demônios usam o ocultismo. O ocultismo envolve contato com os demônios, tanto de modo direto como por meio de alguém que invoca espíritos. A Bíblia condena o ocultismo e nos alerta que evitemos qualquer coisa relacionada com ele. (Gálatas 5:19-21) Os demônios usam o ocultismo assim como os pescadores usam a isca. O pescador usa diferentes iscas para pegar diferentes tipos de peixe. Do mesmo modo, os espíritos maus usam diferentes formas de ocultismo para trazer todo tipo de pessoas sob sua influência.
11. O que é adivinhação, e por que devemos evitá-la?
11 Um tipo de isca que os demônios usam é a adivinhação. O que é adivinhação? É uma tentativa de saber alguma coisa a respeito do futuro ou de algo desconhecido. Existem várias formas de adivinhação, como astrologia, uso de cartas de tarô ou de bolas de cristal, quiromancia  e busca de presságios, ou sinais, misteriosos nos sonhos. Embora muitos pensem que praticar a adivinhação é inofensivo, a Bíblia mostra que os adivinhos e os espíritos maus trabalham juntos. Por exemplo, Atos 16:16-18 menciona “um demônio de adivinhação” que capacitava uma jovem a praticar adivinhação. Mas ela perdeu essa capacidade quando o demônio foi expulso dela.
1) Uma tabela de astrologia; 2) Uma pessoa examinando a palma da mão de uma mulher; 3) Um homem usando cartas de tarô; 4) Uma bola de cristal
Os demônios usam vários meios de enganar as pessoas
12. Por que é perigoso tentar se comunicar com os mortos?
12 Outro modo de os demônios enganarem as pessoas é por incentivá-las a consultar os mortos. Pessoas que choram a perda de um ente querido muitas vezes são enganadas com ideias falsas a respeito dos mortos. Alguém que invoca espíritos pode dar informações especiais ou falar usando uma voz que pareça ser a de um falecido. Com isso, muitos se convencem de que os mortos estão de fato vivos e que contatá-los ajudará os vivos a suportar a tristeza. Mas qualquer “consolo” desse tipo é realmente falso, além de perigoso. Por quê? Porque os demônios podem imitar a  voz de uma pessoa morta e dar a alguém que invoca espíritos informações a respeito dela. (1 Samuel 28:3-19) Além do mais, como vimos no Capítulo 6, os mortos deixam de existir. (Salmo 115:17) Assim, ‘quem consulta os mortos’ é enganado pelos espíritos maus e age contrário à vontade de Deus. (Leia Deuteronômio 18:10, 11; Isaías 8:19) Portanto, esteja determinado a rejeitar essa perigosa isca usada pelos demônios.
13. O que conseguiram fazer muitos que antes temiam os demônios?
13 Os espíritos maus não apenas enganam, mas também apavoram as pessoas. Hoje, Satanás e seus demônios sabem que lhes resta “pouco tempo” antes de serem colocados fora de ação, e eles são agora mais perversos do que nunca. (Apocalipse 12:12, 17) Mesmo assim, milhares de pessoas que viviam diariamente com pavor desses espíritos maus conseguiram se libertar. Como? O que a pessoa pode fazer, mesmo se já estiver envolvida com o ocultismo?

COMO RESISTIR AOS ESPÍRITOS MAUS

14. Assim como os cristãos do primeiro século em Éfeso, como podemos nos libertar dos espíritos maus?
14 A Bíblia diz como podemos resistir aos espíritos maus e como nos libertar deles. Veja o exemplo dos cristãos do primeiro século na cidade de Éfeso. Alguns deles praticavam o ocultismo antes de se tornarem cristãos. Quando decidiram libertar-se do ocultismo, o que fizeram? A Bíblia diz: “Um bom número dos que haviam praticado artes mágicas juntaram seus livros e os queimaram diante de todos.” (Atos 19:19) Por destruírem seus livros de magia, aqueles novos cristãos deram um exemplo para aqueles que desejam resistir aos espíritos maus hoje em dia. Pessoas que desejam servir a Jeová precisam livrar-se de todas as coisas ligadas ao ocultismo. Isso inclui livros, revistas, filmes, pôsteres e músicas que incentivam a prática do ocultismo e fazem-no parecer atraente e emocionante.  Inclui também amuletos ou outros itens usados para proteção contra o mal. — 1 Coríntios 10:21.
15. Para resistir às forças espirituais perversas, o que temos de fazer?
15 Alguns anos depois de os cristãos em Éfeso terem destruído seus livros de magia, o apóstolo Paulo escreveu-lhes: “Temos uma luta . . . contra as forças espirituais malignas.” (Efésios 6:12) Os demônios não haviam desistido. Eles ainda tentavam aproveitar-se dos humanos. Assim, o que mais aqueles cristãos tinham de fazer? “Além de tudo isso”, disse Paulo, “usem o grande escudo da fé, com o qual poderão apagar todas as flechas ardentes do Maligno [Satanás]”. (Efésios 6:16) Quanto mais forte for o nosso escudo da fé, maior será a nossa resistência às forças espirituais perversas. — Mateus 17:20.
16. Como podemos fortalecer a nossa fé?
16 Como, então, podemos fortalecer a nossa fé? Pelo estudo da Bíblia. A firmeza de uma muralha depende muito da solidez de sua fundação. Do mesmo modo, a firmeza de nossa fé depende muito da solidez de sua base, que é o conhecimento exato da Palavra de Deus, a Bíblia. Se lermos e estudarmos a Bíblia diariamente, a nossa fé ficará firme. Como uma muralha forte, tal fé nos protegerá contra a influência de espíritos maus. — 1 João 5:5.
17. Que medida é necessária para resistir aos espíritos maus?
17 Que outra medida aqueles cristãos em Éfeso tinham de tomar? Eles precisavam de mais proteção, pois viviam numa cidade cheia de demonismo. Assim, Paulo lhes disse: ‘Com toda forma de oração e súplica, em todas as ocasiões, continuem orando no espírito.’ (Efésios 6:18) Visto que nós também vivemos num mundo cheio de demonismo, orar com fervor a Jeová pedindo sua proteção é essencial para resistir aos espíritos maus. Naturalmente, temos de usar o nome de Jeová nas nossas orações. (Leia Provérbios 18:10.) Assim, temos de persistir em orar a Deus para que  ele ‘nos livre do Maligno’, Satanás, o Diabo. (Mateus 6:13) Jeová atenderá essas orações sinceras. — Salmo 145:19.
18, 19. (a) Por que podemos ter certeza da vitória na luta contra as criaturas espirituais perversas? (b) Que pergunta será respondida no próximo capítulo?
18 Os espíritos maus são perigosos, mas não precisaremos viver com medo deles se resistirmos ao Diabo e nos achegarmos a Deus fazendo a sua vontade. (Leia Tiago 4:7, 8.) O poder dos espíritos maus é limitado. Eles foram punidos nos dias de Noé e receberão a condenação final no futuro. (Judas 6) Lembre-se, também, que nós temos a proteção dos poderosos anjos de Jeová. (2 Reis 6:15-17) Esses anjos estão muito interessados em ver que resistimos com êxito aos espíritos maus. Os anjos justos torcem por nós, por assim dizer. Portanto, devemos permanecer achegados a Jeová e à sua família de fiéis criaturas espirituais. É preciso evitar também todo tipo de ocultismo e sempre aplicar os conselhos da Palavra de Deus. (1 Pedro 5:6, 7; 2 Pedro 2:9) Nesse caso, podemos ter certeza da vitória na luta contra as criaturas espirituais perversas.
19 Mas por que Deus tem tolerado os espíritos maus e a perversidade, que causam tanto sofrimento às pessoas? Essa pergunta será respondida no próximo capítulo.

Comentários