PAPA CITA BUDA AO PEDIR UNIÃO RELIGIOSA PELA PAZ EM MIANMAR

Papa cita Buda ao pedir união religiosa pela paz em Myanmar: Pontífice criticou intolerância em encontro com budistas
© Reuters Pontífice criticou intolerância em encontro com budistas

Papa cita Buda ao pedir união religiosa pela paz em Mianmar

O papa Francisco se reuniu nesta quarta-feira (29) com o Conselho Supremo Sangha, que reúne os monges budistas de Mianmar, e pediu a união religiosa para promover a paz e combater a intolerância.   
Para atingir o objetivo, Jorge Mario Bergolio usou uma frase do próprio Buda em que ele pede para derrotar a "raiva com a não raiva".  Segundo Francisco, as "tradições espirituais indicam que existem um caminho para a cura [...] e não apenas em Myanmar, mas em todo o mundo, porque todas as pessoas buscam o comum testemunho dos líderes religiosos".   
"Não podemos permanecer isolados, mas unidos uns aos outros. Se somos chamados a ser unidos, como é o nosso propósito, precisamos superar todas as formas de incompreensão, de intolerância, de prejuízo, e de ódio", acrescentou.   
Além dos líderes budistas, participou do encontro também o ministro para Assuntos Religiosos, Thura U Aung Ko, e o presidente do Sangha, Bhaddanta Kumarabhivamsa. Esse último também falou, pouco antes do Pontífice, e destacou o papel das religiões contra o "terrorismo" e a necessidade da troca recíproca entre as religiões, além da colaboração entre elas para a "pacificação do mundo".   
Por sua vez, o argentino lembrou da "paciência" necessária para "curar as feridas dos conflitos em curso no país, que durante os últimos anos atingiu pessoas de diversas culturas e etnias".   
Apesar de considerar que os conflitos não são culpa apenas dos líderes religiosos e do governo, mas sim de toda a sociedade, Francisco destacou que os dois primeiros grupos tem "mais responsabilidade" e que precisam "garantir que cada voz seja ouvida com imparcialidade e solidariedade".   
De acordo com dados oficiais, 89% dos moradores de Mianmar pertencem ao budismo Theravada. Com informações da ANSA.
Fonte:https://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/papa-cita-buda-ao-pedir-uni%C3%A3o-religiosa-pela-paz-em-mianmar/ar-BBFUtIv?li=AAkXvDK&ocid=spartandhp

Comentários