PESQUISADORES RECONSTROEM O ROSTO DE MARIA MADALENA: 'ELA ERA BONITA'

Imagem relacionada


Pesquisadores reconstroem o rosto de Maria Madalena: 'Ela era bonita'


Imagem sem 'efeito' de Maria Madalena será divulgada oficialmente em 19 de julho (Foto: Ebrafol / Divulgação)

Imagem sem 'efeito' de Madalena será divulgada oficialmente em 19 de julho (Foto: Ebrafol / Divulgação)

Processo de reconstrução virtual levou cerca de um mês para ficar pronto.
Crânio utilizado como base está em exposição no sul da França.


O rosto de Maria Madalena, que segundo a Bíblia foi uma das primeiras pessoas a ver Jesus após a ressurreição, teve sua face reconstruída a partir do próprio crânio. A imagem, recriada utilizando técnicas em três dimensões, foi feita por dois brasileiros. Segundo Paulo Miamoto, pesquisador de Santos (SP) especialista em odontologia e antropologia forense, o projeto já está finalizado, mas só será apresentado oficialmente ao público em julho deste ano. "Posso adiantar que ela era uma mulher bonita", opina.
Crânio está exposto em Basílica no sul da França (Foto: Ebrafol / Divulgação)Crânio está exposto em Basílica no sul da França
(Foto: Ebrafol / Divulgação)
Como o trabalho de reconstrução foi realizado em parceria com a Basílica de Santa Maria Madalena, localizada na cidade de São Máximo, no sul da França, onde a relíquia católica (crânio) de Madalena está exposta, houve um acordo prévio sobre a divulgação das imagens.
"O processo de reconstrução da face dela foi todo feito segundo protocolo científico. São as mesmas técnicas que usaríamos em uma perícia. Uma das condições que eles colocaram era que nós não poderíamos divulgar essa face até começarem as comemorações oficiais em homenagem à Santa, lá na França, em 19 de julho", explica Miamoto.
Miamoto também participou da criação do rosto de Santo Antônio (Foto: Orion Pires/G1)Miamoto também participou da criação do rosto
de Santo Antônio (Foto: Orion Pires/G1)
As tratativas para refazer o rosto de Maria Madalena começaram há cerca de cinco meses, depois que a dupla reconstruiu o rosto de Santo Antonio. O trabalho ganhou repercussão internacional e foi realizado em parceria com um grupo de arqueólogos italianos, do Museu de Antropologia da Universidade de Pádua, na Itália, e do Centro de Estudos Antonianos, que é um órgão religioso.
“O designer Cícero Morais, que é do Mato Grosso e trabalha comigo nesses projetos pela Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal (Ebrafol), foi procurado por um rapaz lá do Ceará que é estudioso da vida dos santos. Ele disse que estudava muito e falou da Maria Madalena e que, provavelmente, os restos mortais dela estavam no sul da França e poderiam gerar alguma curiosidade”, comenta.
Miamoto confirmou a existência de um busto banhado a ouro na Basílica francesa e decidiu investir na ideia curiosa de revelar a face de uma personagem mística da Bíblia. “Dentro desse busto, atrás de uma redoma de vidro, está o crânio. Sabendo disso, iniciamos o contato para pedir autorização para trabalhar com os restos mortais dela”, explica.
Programa de computador traça a modelagem do rosto a partir do crânio (Foto: Reprodução / Blender)Programa de computador traça a modelagem do rosto a partir do crânio (Foto: Reprodução / Blender)


A conversa inicial não foi produtiva. Com a dificuldade na comunicação por conta do idioma e também pelo receio em se tratar de uma relíquia de valor inestimável para a Igreja, os padres e o Bispo local resistiram à ideia. “Tivemos que explicar que já tínhamos trabalhado com a Igreja Católica na peça de Santo Antonio e que nem seria preciso tocar no objeto”, lembra.
Anúncio na França indica festividades para 19 de julho (Foto: Ebrafol / Divulgação)Anúncio na França indica festividades para 19 de
julho (Foto: Ebrafol / Divulgação)
“Tudo que eles (religiosos) precisavam fazer era tirar fotos ao redor desse crânio e nós processaríamos as imagens por meio de um programa de mapeamento em três dimensões. Embora eles (padre e Bispo) tenham aceitado, foi um desafio, porque eles são leigos, mas conseguimos aproveitar as fotos”, acrescenta.

Técnica 
A técnica utilizada pelos especialistas é conhecida como fotogrametria, geralmente utilizada por arqueólogos e adaptada para refazer crânios, cenas de crimes e até construções arquitetônicas. O programa traça pontos de linhas da modelagem do rosto a partir do crânio com projeções de ângulo e ajustes que o designer pode fazer. Já os aspectos da cor da pele e outros detalhes são feitos a partir de pesquisas históricas.
O processo de reconstrução virtual levou cerca de um mês para ficar pronto e foi todo ajustado em conjunto com a Igreja. “Se fosse uma cena de crime, tipo reconstrução pericial, o trabalho estaria pronto em até 24h. Precisou de mais tempo porque tem o aspecto histórico, roupas, tipo de cabelo, além do trabalho em conexão com a França. Isso porque mandávamos as imagens para análise dos franceses e faziamos os ajustes necessários até chegar a imagem final, que será divulgada em breve", finaliza.
Busto banhado à ouro está na Basílica em homenagem à Santa na França (Foto: Ebrafol / Divulgação)Busto banhado à ouro está na Basílica em homenagem à Santa na França (Foto: Ebrafol / Divulgação)Fonte:http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/04/pesquisadores-reconstroem-o-rosto-de-maria-madalena-ela-era-bonita.htmlAnúncio na França indica festividades para 19 de julho (Foto: Ebrafol / Divulgação)

Pesquisadores brasileiros apresentaram ao mundo nesta semana a reprodução do rosto que seria da Santa Maria Madalena.

Ela teria sido a primeira pessoa a ver Jesus Cristo ressuscitado, de acordo com a Bíblia. O trabalho de reconstituição da face da santa envolveu o especialista em odontologia legal Paulo Eduardo Miamoto Dias, de Santos.
Ele e o designer gráfico Cicero Moraes, de Mato Grosso, foram contatados pelo especialista em santos católicos José Luís Lira, que teve a ideia de reproduzir o rosto de Madalena a partir do suposto crânio dela, conservado na Basílica de Sainte-Marie-Madeleine, em Saint-Maximin-la-Sainte-Baume, uma cidade no Sul da França.
No fim do ano passado, os pesquisadores conversaram com o padre da basílica francesa, que, à princípio, se mostrou reticente com a iniciativa. “Ele disse que não interessava aos fiéis saber como era o rosto de Maria Madalena”, conta Miamoto. “Nós insistimos e, quando falamos que já havíamos trabalhado em parceria com a Igreja Católica no caso do Santo Antônio e que não seria necessário remover o crânio do relicário, ele topou”.
Maria Madalena
Moraes e Miamoto fizeram a reconstituição da face de Santo Antônio, cuja réplica ficou em exposição na Basília Santo Antônio do Embaré, em Santos. Eles utilizaram estudos sobre as características físicas do santo para criar uma imagem tridimensional no computador.
No caso de Maria Madalena, o especialista em odontologia legal teve apenas sete fotos à disposição, apesar de ter pedido 40 ao pároco. “Só pude fazer uma análise indireta, em cima de fotos, que não mostram o crânio em sua totalidade. Mas, mesmo assim, do que pude extrair de informações, concluí que é compatível com o de uma mulher adulta e branca”, afirma Miamoto.
De acordo com o especialista, os crânios fornecem muitas informações sobre as características da pessoa, o que possibilita, por meio de engenharia reversa, reconstituir músculos e tecidos. “O tamanho do nariz, a posição dos olhos e a largura da boca são derivados da anatomia”, exemplifica. Todas as informações extraídas da ossada foram aplicadas em um programa gratuito de computador.
Foi assim, em um trabalho que durou cerca de cinco meses, que os pesquisadores reconstituíram o rosto de Madalena, apresentado ao mundo no último domingo. “Temos reconstruções de pessoas vivas e observamos que algumas partes ficam bem próximas. Nós temos bastante confiança [no resultado], não é 100% igual, mas com certeza é reconhecível”, defende Miamoto, salientando que aprendeu muito com o trabalho. “Estou acostumado a olhar o crânio sobre aspectos biológicos. Durante o trabalho, tive a chance de aprender muito sobre o personagem histórico”.
Maria Madalena aparece nos textos bíblicos como discípula de Jesus Cristo e, por conta de diferentes interpretações, chegou a ser vista como prostituta e adúltera. Ela foi beatificada pelas Igrejas Católica, Ortodoxa e Anglicana, sendo festejada no dia 22 de julho.
Outros trabalhos

Miamoto irá participar da reconstrução das faces de outros santos católicos em breve. Ele e Cicero Moraes viajarão até Lima, no Peru, entre 1º e 8 de agosto, para ter acesso a três crânios no relicário do Convento de Santo Domingo. Eles pertencem supostamente a Santa Rosa de Lima, São João de Macías e São Martinho de Porres.
“Teremos impressão 3D dessas faces e vamos fazer um evento para trazer para a população da Baixada Santista, porque há Paróquia de Santa Rosa de Lima em Guarujá”, adianta o pesquisador.
A Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal (Ebrafol), da qual Miamoto é coordenador, não trabalha apenas com personagens da Igreja Católica e usa a tecnologia de digitalização em 3D para planejamento cirúrgico e medicina veterinária.
Na semana passada, um jabuti foi salvo ao receber uma prótese de casco produzida em uma impressora 3D da Ebrafol.Essas técnicas podem ser aplicadas também em investigações policiais, para reconhecimento de ossadas e divulgação de retratos falados.
Por: A Tribuna com NSA cuida de Mim
Fonte:https://catholicus.org.br/imagem-rosto-de-maria-madalena-e-apresentada-igreja-catolica/



Comentários