ADÃO E EVA,PECADO ORIGINAL,MAÇÃ,VERDADE OU LENDA?

  

adao-eva (Shutterstock)

Adão e Eva, pecado original, maçã, verdade ou lenda?

Quando falamos das primeiras páginas da Bíblia, não podemos dizer que são nem verdade literal, nem lenda ou folclore. A narrativa sobre os começos do mundo são textos embebidos de profundas lições teológicas e, obviamente, não são histórias factuais, mas um modo de explicar o de agir de Deus em relação aos homens e à natureza.

Ainda que existam correntes muito tradicionalistas, que insistem em entender a narrativa do Gênesis de modo literal, essa visão teológica há muito foi superada, e a teologia da Igreja Católica hoje retém dessas primeiras páginas aquilo que elas nos transmitem sobre a verdade de Deus, e não as registram como fatos verídicos, históricos ou acontecidos exatamente como estão ali colocados.

Um fato histórico precisa ter sido registrado, ter testemunhas, dele podemos recuperar sinais e detalhes. Obviamente, a criação do mundo, e do homem e da mulher, não se encaixam nesse tipo de documento. Mas também não podemos dizer que é simplesmente uma lenda, já que envolve situações possíveis, emaranhados psicológicos e naturais.

Uma lenda é feita de elementos fantásticos, de imaginação que extravasa o possível. Eu diria que os relatos dos primeiros momentos do homem e da mulher no mundo estão na linha da história teologizada. O que se pretende, em cada frase do Gênesis, é mostrar os pilares que regem o relacionamento da humanidade com Deus.

Quais seriam estas verdades escondidas no texto?

Primeiro: Deus é o Criador de tudo o que existe.

Segundo: Deus criou com especial carinho os seres humanos, racionais e afetivos, e por eles nutre especial cuidados e preocupação.

Terceiro: somos criados na liberdade, temos autonomia diante de Deus, e essa autonomia, mal-usada, fez com que a humanidade, representada nas origens em Adão e Eva (o que veio da terra e a mãe de todos os viventes) quebrasse a aliança original de amor, o que fez com que nascesse a raiz do pecado.

Quarto: mesmo pecadores, desde as origens (por isso dizemos pecado original, ou seja, o primeiro de todos) Deus não desiste de nos redimir. Perdemos o Paraíso, mas mesmo desterrados, Deus nos seguiu para auxiliar no laborioso exercício de viver e sustentar nossa existência.

Adão e Eva, ou seja, homens e mulheres, romperam o vínculo do amor incondicional, introduziram o desejo orgulhoso e desobediente de querer ser igual a Deus. Esse foi o pecado original, que nada tem a ver como a realização de atos sexuais. O fruto proibido, que não é - e nunca foi dito de que espécie era (maçã, pera, uva, abacate, laranja, jaca?) nada tem a ver com sexualidade, mas com desobediência ao projeto de integração radical entre Deus-humanidade-natureza. E para dizer dessa ruptura, percebida em cada dia de nossas vidas em que ansiamos Deus e, mesmo assim, pecamos, o autor bíblico ilustra essa verdade como as cores da Criação de todas as coisas, inclusive do homem e da mulher.

É isso!


Fonte:https://www.a12.com/jornalsantuario/artigos/adao-e-eva-pecado-original-maca-verdade-ou-lenda


Os quatro erros de Adão e Eva – Gênesis 3

Eles tinham tudo para viverem felizes para sempre em um lugar perfeito onde não lhes faltava nada, isso mesmo absolutamente nada, sem contar que o próprio Deus descia no jardim todos os dias para comungar com eles.

Mas eles não estavam livres da tentação e por não vigiarem acabaram pecando e cedendo as suas concupiscências .

Porem o quero tanto frisar não é a tragica queda, mas sim os erros que cometeram no  pós queda, atitudes concretas de pessoas que tem seu caráter desfigurado pelo pecado, e embora hoje muitos critiquem Adão e Eva acabam cometendo os mesmos erros

Adão e Eva no Eden

Texto Bíblico: Gênesis 3.6-8

6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
8 E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.

Os quatro erros que Adão e Eva cometeram

Aprenda com este esboço os quatro erros que Adão e Eva cometeram ao pecar.

1- Primeiro Erro : Desobediência a palavra de Deus. (v.6).

“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. “(Genesis 2:16,17 )

A ordem de Deus foi bem explicita mas iludidos pela serpente, Adão e Eva cederam e acabaram comendo do fruto. Hoje muitas pessoas cometem o mesmo erro, desobedecem a palavra de Deus e acaba cedendo ao pecado, porem devemos tomar muito muito cuidado pois a desobediência é a conseqüência de todo mal. (vv.14-19; Rm 5.12).

2- Segundo passo errado: Auto-suficiência. (v.7).

Pecar não é bom, mas o problema se torna muito maior quando queremos dar um jeito no nosso pecado. O homem jamais poderá solucionar e cobrir os seus pecados, por que somente Cristo tem o antídoto para nos livrar desta perdição, ao cozerem folhas de figueira para si estavam querendo justificar seu pecado. Jesus Cristo é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

O intuito era fazer com que sua nudez viesse ser cobrida:
a – Para cobrir a nudez,
b – Para cobrir a vergonha,
c – Para cobrir o pecado.
As questões espirituais jamais podem ser resolvidas por processos ou intentos matérias! O quererem cobrir a nudez é prova real de que foram despidos da glória de Deus. (Rm 3.23; 5.1).

Kit com 2000 Ilustrações e Esboços – CLIQUE AQUI

3- Terceiro passo errado: Esconderam-se da presença de Deus. (vv.8-10).

– “… Onde estás? Adão!”
Nada pode ser escondido da presença de Deus:
Ele é Onipotente (“tem todo poder”).
Ele é Onisciente (“conhece todas as coisas”).
Ele é Onipresente (“está presente em todo lugar”).
– “… Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu ai estas; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também…” (Sl 139.1-10).
– “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (Hb 4.13).

4- Quarto passo errado: Justificaram o seu pecado. (vv.12,13).

O que as Escrituras Sagradas dizem sobre o pecado:
O pecado é a transgressão da Lei divina,
O pecado é a desobediência as Leis de Deus,
O pecado é errar o alvo de Deus,
O pecado é a separação de Deus. (Is 59.2),
O pecado gera o abandono a Deus. Exemplos:
Adão e Eva. (vv.23,24),
Sansão. (Jz 16.20),
Saul. (1Sm 16.1ª, 14; 28.6).
Kit com 2000 Ilustrações e Esboços – CLIQUE AQUI

O salário do pecado é a morte. (Rm 6.23)

Todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. (Jo 8.34).
– “O que encobre as tuas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Pv 28.13).
– “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.”(Sl 32.1).
– “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo 1.9).

Promessa Anunciada. (v.15).

– “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Vestes Providenciadas.
As Vestimentas da Redenção. A vestimenta o ato da misericórdia de Deus ao homem em desobediência e pecado.
– “Adão e Eva estavam nus.” (Gn 3.9).
– “E fez o Senhor Deus a Adão e sua mulher túnicas de peles e os vestiu.” (Gn 3.21).

A Crucificação de Jesus.

-“Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes e fizeram quatro partes…” (Jo 19.23).
As vestes de Jesus foram tiradas e rasgadas para nos vestir:
· A Veste da Salvação. (Is 61.10).
· A Veste de Poder. (Lc 24.49; At 1.8; 2.1-4).
· A Veste da Proteção. (Ef 6.11-13).

Fonte:https://teologiasemfronteiras.com.br/erros-adao-eva-genesis-3/


Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva, nossos primeiros pais?

Padre Demétrio Gomes


Todos nós, seres humanos, fomos criados de tal modo, que podemos livremente eleger entre os possíveis caminhos que temos adiante, inclusive com a terrível capacidade de negarmos o nosso próprio Criador.

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?
Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Realmente, é impressionante a liberdade humana. Deus nos cria com ela, preferindo o risco de que O neguemos a nos obrigar a amá-Lo por coação. Deseja, assim, que o amemos livremente, como filhos, e não como escravos.

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada uma dessas escolhas que fazemos nos tornamos responsáveis pelas suas consequências. Quando preferimos o pecado à vontade de Deus, inevitavelmente experimentamos suas amargas consequências, e é justo que seja assim. Mas o que dizer quando o pecado de uma outra pessoa passa a ser, de algum modo, atribuído também a nós? Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva, nossos primeiros pais?

Com efeito, afirma São Paulo: “Como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram” (Rm 5, 12). Nossos primeiros pais pecaram gravemente. Abusando de sua liberdade, desobedeceram ao mandamento de Deus. Nisso consistiu o primeiro pecado do homem (cf. Rm 5, 19). Por esse pecado perderam o estado de santidade no qual haviam sido criados. O pecado entra na história, portanto, não procedendo de Deus, mas do mal uso da liberdade do homem.

A transmissão do pecado original é um mistério

Embora esse primeiro pecado tenha sido um ato pessoal de Adão e Eva, existe tamanha solidariedade entre os homens, que tal pecado afeta a todos nós, como afirma o Catecismo da Igreja Católica (cf. n. 404):

“Todo o gênero humano é, em Adão, «sicut unum corpus unius hominis – como um só corpo dum único homem». Em virtude desta «unidade do gênero humano», todos os homens estão implicados no pecado de Adão, do mesmo modo que todos estão implicados na justificação de Cristo. Todavia, a transmissão do pecado original é um mistério que nós não podemos compreender plenamente. Mas sabemos, pela Revelação, que Adão tinha recebido a santidade e a justiça originais, não só para si, mas para toda a natureza humana; consentindo na tentação, Adão e Eva cometeram um pecado pessoal, mas esse pecado afeta a natureza humana que eles vão transmitir num estado decaído”.

Para distinguir a relação que se dá entre Adão e Eva e cada um de nós com o pecado original, os teólogos utilizam duas expressões bastante elucidativas: “pecado original originante” (para referir-se ao pecado daqueles, um pecado cometido diretamente pelos nossos primeiros pais), e “pecado original originado” (para referir-se ao pecado original com o qual todos nascemos, um pecado próprio de cada um, mas não cometido pessoalmente por nós, senão contraído em virtude de nossa natureza). O “pecado original originado” – o pecado original em nós – é chamado de “pecado” de maneira análoga. Trata-se do estado de perda com o qual todos nós nascemos daquela santidade original com a qual Deus havia criado o homem. Este estado não se transmite por imitação dos maus exemplos dos nossos antecessores, mas por propagação, afetando diretamente a nossa natureza. Já nascemos assim.

Pela obediência de um só todos se tornarão justos

Agora, se por um lado em Adão todos pecaram, continua o Apóstolo, “pela obediência de um só todos se tornarão justos”. Em Cristo, o novo Adão, todos temos acesso à santidade.
Por meio do sacramento do batismo, a redenção alcançada pelo Senhor Jesus Cristo com sua Cruz e Ressurreição é aplicada a cada um de nós, e nos tornamos livres do pecado original, orientados novamente para Deus, embora as consequências deste pecado – não o pecado original – persistirão em nós, e exigirão até o fim de nossa vida um intenso combate espiritual para vivermos de forma coerente com esta nova vida divina que nos vem pelo batismo.

Fonte:https://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/por-que-temos-de-sofrer-as-consequencias-do-pecado-de-adao-e-eva/

Comentários