REI CHARLES III E PAPA LEÃO XIV REZAM JUNTOS NO VATICANO EM GESTO INÉDITO E HISTÓRICO DESDE RUPTURA RELIGIOSA HÁ 500 ANOS
Papa Leão XIV (à esquerda) e rei Charles III, do Reino Unido, durante audiência privada no Vaticano em 23 de outubro de 2025. — Foto: Vatican Media/Handout via REUTERS
Rei Charles III e papa Leão XIV rezam juntos no Vaticano em gesto inédito desde ruptura religiosa há 500 anos
Rei britânico é líder da Igreja Anglicana, surgida no século XVI após ruptura com a Igreja Católica. Vaticano descreveu reza conjunta na Capela Sistina como um momento histórico para a relação entre as duas vertentes do cristianismo.
Por Redação g1
O rei Charles III visitou o Vaticano nesta quinta-feira (23) para um encontro histórico com o papa Leão XIV que ensaia uma reaproximação entre as Igrejas Católica e Anglicana.
Além de monarca, Charles III tem o título de governador supremo da Igreja Anglicana, que se formou a partir de um racha da monarquia britânica com a Igreja Católica, há cinco séculos.
Foi a primeira vez, desde então, que os chefes das duas igrejas rezaram juntos. O monarca participou de uma missa rezada pelo papa na Capela Sistina, em uma cerimônia ecumênica sem precedentes.
A religião anglicana nasceu em 1534, em uma cisão provocada pelo rei inglês Henrique VIII por conta de uma recusa do papa em anular seu casamento com Catarina de Aragão. Desde então, as Igrejas Católica e Anglicana são separadas.
Tanto o Vaticano quanto o Palácio de Buckingham chamaram o encontro desta quinta de histórico. "Um momento histórico nas relações entre anglicanos e católicos e terá dois temas centrais: unidade cristã e cuidado com o meio ambiente", afirmou a Santa Sé. Segundo a realeza britânica, a reza entre os dois líderes religiosos "marcará um momento importante nas relações entre a Igreja Católica e a Anglicana".
Em 1961, a rainha Elizabeth II, mãe de Charles III, tornou-se a primeira monarca britânica a visitar o Vaticano desde o racha entre católicos e anglicanos. Para Charles III, este é seu primeiro encontro com o novo chefe da Igreja Católica, que sucedeu o papa Francisco após sua morte em abril. Leão XIV foi eleito em conclave em maio.
Embora papas tenham construído durante décadas relações amistosas com a Igreja da Inglaterra e a Comunhão Anglicana mais ampla, rumo a uma maior unidade, as duas igrejas continuam divididas por questões como a ordenação de mulheres sacerdotes, que a Igreja Católica proíbe.
Durante a visita a Roma, Charles também receberá formalmente um novo título e reconhecimento em uma basílica pontifícia que tem fortes laços tradicionais com a Igreja da Inglaterra, São Paulo Extramuros. O título “Confrade Real” é um sinal de comunhão espiritual e foi retribuído por Charles: Leão XIV recebeu o título de “Confrade Papal da Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor”.
A visita do rei Charles III ao Vaticano ocorre em um momento delicado para o monarca britânico, porque seu irmão Andrew enfrenta novas revelações comprometedoras no caso do criminoso sexual Jeffrey Epstein.
Celebração do Jubileu
Durante a visita, Leão XIV e Charles III celebrarão juntos o Ano do Jubileu, ou Ano Santo da Igreja Católica, que acontece a cada 25 anos e atrai milhões de peregrinos ao Vaticano.
A visita de Estado começa um dia após a publicação das memórias póstumas de Virginia Giuffre, principal acusadora no caso do pedófilo Jeffrey Epstein.
No livro, a mulher relata que foi usada como escrava sexual por Epstein e revela que teve relações sexuais com o príncipe Andrew, irmão de Charles, três vezes. Uma delas ocorreu quando Giuffre tinha apenas 17 anos.
Fonte:https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/10/23/rei-charles-iii-papa-leao-xiv-reza-historica.ghtml
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_d975fad146a14bbfad9e763717b09688/internal_photos/bs/2025/B/H/pA6vA1SyqsClO5cplEAg/captura-de-tela-2025-10-23-073525.png)
Por que encontro entre o papa Leão XIV e o rei Charles III é considerado histórico? Entenda
Reunião marca um encontro entre as religiões Católica e Anglicana depois da ruptura causada há durante o século de 1500.
Por
Redação
23/10/2025 07h21 Atualizado há 2 dias
O papa Leão XIV conduz uma celebração ecumênica com o arcebispo de York, Stephen Cottrell, com a presença do rei Charles e da rainha Camilla do Reino Unido na Capela Sistina — Foto: Mídia do Vaticano/Divulgação via Reuters
O rei britânico Charles III e o papa Leão XIV se encontram e rezam juntos nesta quinta-feira (23) no Vaticano, em um momento já considerado histórico. Charles chegou ao Vaticano nesta manhã acompanhado da esposa Camilla.
A reza e o culto oficial, que ocorrem pela primeira vez desde o século XVI, acontece na Capela Sistina, a mesma onde ocorreu o conclave que elegeu Leão, em maio.
Na época, em 1534, o rei Henrique VIII buscava a anulação do casamento que tinha com a rainha espanhola Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena. Como não conseguiu isso pelo Vaticano, construiu as bases teológicas para uma nova religião comandada pelo rei, o anglicanismo.
Parte dessas bases tiveram ajuda do intelectual Thomas Cromwell, que foi um dos responsáveis por reunir as concepções e ideias para essa nova religião.
Com isso, há quase 500 anos, as duas doutrinas são consideradas separadas.
Com isso, há quase 500 anos, as duas doutrinas são consideradas separadas.
Papa Leão XIV e rei Charles III se encontram no Vaticano. — Foto: Divulgação/Vaticano
Rei Charles III e Camilla ao lado de papa Leão XIV. — Foto: Divulgação/Vaticano
Apesar disso, Charles III não é o primeiro da dinastia real britânica a visitar o Vaticano. Elizabeth II, sua mãe, já havia feito isso em 1961.
O Palácio de Buckingham afirmou que o encontro entre os dois e a reza que estavam realizando marcava um importante momento na relação entre as duas religiões. Já o Vaticano reforçou que o encontro é considerado 'histórico'.
As duas religiões acreditam no mesmo Deus e possuem doutrinas similares. No entanto, há algumas diferenças e divisões, caso da participação das mulheres enquanto sacerdotes, liberada no anglicanismo, por exemplo.
Agora reatadas, as relações diplomáticas entre os dois países, o Vaticano e o Reino Unido, chegaram a ser inteiramente cortadas em um momento após a construção da religião. No entanto, foram retomadas aos poucos e agora são em um clima mais amistoso.
Fonte:https://cbn.globo.com/mundo/noticia/2025/10/23/por-que-encontro-entre-o-papa-leao-xiv-e-o-rei-charles-iii-e-considerado-historico-entenda.ghtml
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/n/k/hdhACgQ6ewsA8T3qnioQ/2025-10-23t095608z-339892738-rc2lhha5z867-rtrmadp-3-britain-royals-vatican.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_d975fad146a14bbfad9e763717b09688/internal_photos/bs/2025/n/n/usjBFsRN6SAdItulxWPw/lcimg-fb124ff2-69d5-41ea-b5d7-4e2c3a131a51.jpeg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_d975fad146a14bbfad9e763717b09688/internal_photos/bs/2025/K/c/OdyaGnQvOO9hAoOeQzEA/lcimg-bf07e36f-c009-4af9-9826-3388c665100e.jpeg)
Comentários
Postar um comentário